São 6 da manhã. Você acorda com um galo cantando e parte para mais um dia de trabalho na roça. Cuida dos animais que vivem na sua fazenda: galinhas, vacas, porcos e outros mais. Cuida de sua plantação de milho e coleta as frutas que germinaram das árvores. Após um dia longo de trabalho, vai na comunidade local para interagir com seus vizinhos e melhorar a relação com eles. Talvez, caso não esteja tarde, possa ir explorar o complexo de cavernas nas montanhas próximas, mas cuidado, existem criaturas nas profundezas. Meia-noite é hora de dormir, que amanhã o trabalho recomeça.
Esse é um pequeno resumo sobre o que é Stardew Valley. É um jogo de simulação de fazenda com elementos bem superficiais de RPG. A história é bem simples e direta: nosso avô faleceu quando éramos crianças e em seu leito de morte nos entrega uma carta e diz para só abrir num momento de grande necessidade. Muitos anos depois, a criança se torna um adulto infeliz num trabalho horrível e quando abrimos a carta descobrimos que ganhamos uma fazenda de herança numa pequena vila nas montanhas. Chegando lá, nos envolvemos com a comunidade local e iniciamos o desenvolvimento de nossa fazendinha.
Profundamente inspirado no clássico Harvest Moon, Stardew foi um exercício desenvolvido pelo game designer Eric Barone, que resolveu testar suas capacidades. Após alguns anos trabalhando solitariamente, Eric foi contatado pelo estúdio Chucklefish (conhecido por ter desenvolvido Starbound) e publicou sua obra. Após 5 anos de seu lançamento, esse simpático simulador vendeu mais de 10 milhões de cópias, sendo 400 mil só nas duas primeiras semanas de lançamento.
Apesar de ter falado um pouco sobre isso anteriormente no texto, Stardew tem uma grande quantidade de coisas a que podemos nos dedicar. Temos uma fazenda onde podemos plantar e colher vários produtos agrícolas, de trigo a sementes raras fossilizadas; também temos como criar animais em granjas (aves e coelhos) e celeiros (para vacas, ovelhas, porcos e cabras) ou mesmo em viveiros de peixes e apiários; podemos nos dedicar à pescaria, colecionando espécimes raros ou instalando armadilhas para crustáceos nos rios. Também não precisamos ficar presos dentro de nossa roça, indo explorar a floresta para coletar madeira e outros recursos vegetais ou desbravar as cavernas que existem espalhadas pela região em busca de minerais (alguns úteis para criação de itens e outros de valor científico e monetário) e batalhas com as atrozes criaturas que por lá espreitam.
Mas, além da parte de coleta e trabalho pesado (que afeta nossa barra de energia, limitando nossa quantidade diária de esforço), também podemos nos dedicar à vida social da comunidade. Nela temos mais de 30 NPCs (personagens não jogáveis) com gostos, desejos e rotinas diferentes. Entre esses, temos alguns que estão disponíveis para relacionamentos e podendo até mesmo se casar e ter filhos. Aqui entra um outro aspecto interessante do jogo: a temporalidade. Além da rotina de cada personagem, temos datas comemorativas, festivais e dias de aniversário. Temos também uma passagem das estações, onde cada mês de 28 dias representa uma (iniciamos na primavera) e desta forma influencia as sementes que conseguimos plantar, o comportamento dos habitantes e os peixes que conseguimos pescar.
Stardew Valley é um jogo muito fofo e divertido. Eu viciei nele quase que instantaneamente. Quando comprei, estava muito estressado jogando coisas competitivas e/ou que demandavam muito tempo (como MOBAs e MMORPGs), mas aí veio o Stardew e foi como um abraço quentinho. É um jogo tranquilo, sem pressões de conquistas e confrontos desgastantes.
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