Publishing Love é um webtoon de comédia romântica escrito por Rosa (Yeondu) e ilustrado por Song Yi. Também conhecido como Deadline is Coming, foi publicado originalmente no Naver entre 2019 e 2020 e lançado em inglês entre julho e outubro de 2022.
A história acompanha Ahn Bom, que começou sua vida como escritora com vários prêmios, mas nove anos depois não conseguiu encontrar muito sucesso e acumula trabalhos rejeitados. Seu melhor amigo Leo é o oposto: no mesmo período conseguiu construir uma carreira consolidada na escrita. Prestes a desistir, Bom é contratada como estagiária pela editora SW — mas na função de editora, não de escritora.
Haneul, seu gerente no novo emprego, tem uma peculiaridade: ele não consegue enxergar ou distinguir rostos de mulheres. Por isso, confunde as pessoas e é frequentemente percebido como rude ou desatento, além de enfrentar uma ansiedade constante. Bom é a única mulher cujas feições ele consegue enxergar, o que acontece desde a primeira vez em que os dois se esbarram.
Publishing Love foi um dos primeiros webtoons que terminei de ler, depois de What’s Wrong With Secretary Kim? e A Good Day to Be a Dog. O cenário de editora é sempre um atrativo, e já me levou a queridinhos pessoais como Romance is a Bonus Book e Today’s Webtoon, mas o que ajudou mesmo foi o fato de ser uma história tão curta. São só 50 capítulos, todos mais curtinhos e com ótimos ganchos, então é fácil chegar até o fim, mesmo não tendo tanto costume de ler webtoons.
Os principais desafios de Bom no novo emprego são a função de editora em si, que é um tanto diferente de seu trabalho como escritora, e o tratamento por parte de algumas colegas, que acreditam que ela tenha sido contratada por ter contatos e não por suas habilidades. Essa tensão no ambiente se intensifica quando percebem que ela despertou o interesse de três dos homens mais queridos ou atraentes de lá — mesmo completamente alheia a esse fato. Não um, nem dois. Mas três. São eles: o melhor amigo Leo, que sempre foi apaixonado por ela; o chefe Haneul, que ela carinhosamente (ou não) apelidou de “esquisitão bonito”; e um jovem escritor carismático, que nunca teve chance.
Sendo 50 capítulos curtos, é natural que os interesses mais secundários sejam deixados de lado em prol do desenvolvimento do arco principal, e é o que acontece. Leo e o jovem escritor têm pouco destaque. À medida que Bom e Haneul se aproximam mais, a presença deles também vai diminuindo, o que não é uma coisa ruim, porque ajuda a aprofundar a dinâmica dos dois protagonistas.
Além de despertar um tratamento negativo por parte das colegas, o novo emprego de Bom causa um certo ciúme em uma de suas amigas mais próximas, Yeoju. Apaixonada por Leo, ela se ressente de não ser correspondida, da proximidade dos dois, e de vê-lo sofrer por outra pessoa. Mas Yeoju tem contatos. E esses contatos a colocam direto no escritório da editora.
Essa relação das duas, que a princípio é de uma rivalidade unilateral, vai se abrindo e ficando mais leve à medida que elas passam a conviver mais no escritório. E não é só pela convivência. Antes, por não se dar conta dos sentimentos de Leo, é como se Bom pudesse “mudar de ideia” sobre ele a qualquer momento. Mas, quando vai ficando mais obviamente interessada em Haneul, ela também passa a representar menos risco para a amiga, facilitando essa quebra de barreiras. Ainda bem. É muito mais divertido acompanhar a dinâmica amigável das duas que a chatíssima rivalidade feminina.
E essa amizade se torna ainda mais importante porque, mesmo sendo contratada para outra função, é através do novo emprego que Bom finalmente tem mais uma chance como escritora. A partir daí, a ajuda técnica e o apoio moral de seus amigos e colegas é crucial — até porque ela se torna alvo de julgamentos mais uma vez, agora por ser editora e escritora no mesmo lugar. E precisa provar que dá conta e que merece essa oportunidade.
Em paralelo, também vamos aprendendo mais sobre o “esquisitão bonito”, incluindo os possíveis motivos de ele só conseguir reconhecer Bom. Trabalhando ao lado dele, ela ainda consegue oferecer mais suporte e poupar alguns constrangimentos. Foi um arco interessante, que usou alguns recursos comuns de webtoons e dramas para nos localizar melhor na história do personagem.
Embora não tenha nada de muito complexo e extraordinário, Publishing Love é uma comédia romântica leve e acolhedora que cumpre bem o que promete. Com uma protagonista que se esforça muito para conquistar seus sonhos, também é uma história inspiradora para levantar um dia ruim. É possível ler em inglês pelo aplicativo de webtoons da Naver.
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